São Miguel do Gostoso cria sua própria moeda para fortalecer a economia local



Você sabia que São Miguel do Gostoso já tem sua moeda própria? Ela se chama Gostoso e já é recebido em muitos estabelecimentos comerciais da cidade. Um Gostoso vale um Real. O controle é do Banco Solidário de Gostoso.
“A idéia é fortalecer a economia local. Ao invés de se comprar lá fora, compra-se aqui, com o Gostoso, que só vale aqui”, afirma o vereador Jubenick Pereira (PT), um dos idealizadores, junto com outros membros do PT local, pela criação da moeda (veja a foto das cédulas).
O Banco Solidário de Gostoso faz parte da rede de bancos da economia solidária, criada pelo governo federal na gestão Lula. Todos estes bancos são controlados pela Secretaria Nacional da Economia Solidária, que é ligada ao Ministério do Trabalho.
No Brasil, já existem 81 bancos solidários – mas o de São Miguel do Gostoso é o primeiro a ser criado no Rio Grande do Norte. Além de fazer circular a moeda Gostoso, o Banco Solidário também libera pequenos empréstimos para agricultores.
O fundo para estes empréstimos vem da Secretaria Nacional da Economia Solidária. A AACC (Associação de Apoio às Comunidades do Campo) foi responsável pela vinda do Banco Solidário para a cidade, via crédito para fortalecer a agricultura familiar.
Emanuel Neri

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Empresa LADER faz manutenção em sistema de energia

Festa da Padroeira 2014: Paróquia de Parazinho divulga cartaz da festa