RN pretende vacinar 1,2 milhão de bovinos contra aftosa em novembro

RN foi reconhecido como área livre pela OIE em 2013
(Foto: Reprodução/TV Tapajós)

O Instituto de Defesa de Inspeção Agropecuária do Rio Grande do Norte(Idiarn) estima a vacinação de 1,2 milhão de bovinos entre os dias 1 e 30 de novembro, período da segunda etapa da vacinação contra a febre aftosa. Em maio deste ano, o estado foi reconhecido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) como área livre da febre aftosa com vacinação.

A mudança de status veio após cinco anos e começou ainda em maio de 2013, quando o estado concluiu o inquérito soroepidemiológico e foi reclassificado nacionalmente como zona livre da aftosa com vacinação. Com o anúncio desta manhã, o RN cumpre a expectativa do orgão internacional de ser reconhecido fora do Brasil como livre da doença.

Em Mossoró, na região Oeste do Rio Grande do Norte, a prefeitura divulgou um calendário de visitação da Secretaria de Agricultura e Recursos Hídricos. As quatro vão a 133 comunidades rurais da cidade para vacinar os rebanhos de pequenos criadores que possuem até 25 cabeças de gado. Os agricultores familiares receberão a vacina de graça.

G1 RN

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Empresa LADER faz manutenção em sistema de energia

Festa da Padroeira 2014: Paróquia de Parazinho divulga cartaz da festa