Justiça Eleitoral lança aplicativos para acompanhar o resultado das Eleições 2016


O eleitor poderá acompanhar em tempo real a apuração dos resultados das Eleições Municipais 2016 de quatro formas diferentes. A primeira delas pelo “Divulga”, um sistema produzido pela Justiça Eleitoral para acompanhar os resultados de votação de candidatos, partidos e coligações das eleições, através de varias consultas. “O Divulga é um software instalável, que se encontra disponível para download gratuito na página do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em versões para Windows e Linux”, esclarece o chefe da Seção de Totalização e Divulgação de Resultados do TSE, Júlio Valente.
App Resultados
Outra forma de seguir a apuração dos resultados em tempo real é pelo aplicativo “Resultados”. Desenvolvido para tablets e smartphones, o app pode ser baixado gratuitamente nas lojas Google Play (Android) e Apple Store(IOS). Através dele é possível acompanhar os dados de cada município com a indicação dos eleitos ou dos que foram para o segundo turno. Os resultados do primeiro turno serão divulgados a partir das 17h do dia 2 de outubro.
App Boletim na Mão
O aplicativo “Boletim na Mão” é outra possibilidade, também disponível para download nas lojas Google Play e Apple Store. A ferramenta permite que o resultado do pleito municipal de 2016 seja conferido por meio do código QR. “Assim que acaba a eleição, o resultado da votação já é público. A urna emite o Boletim de Urna (BU), que o eleitor pode conferir no próprio local de votação. Agora, com o QR-Code, ele vai poder escanear uma cópia do BU e levar para casa o resultado da sua seção eleitoral no seu aparelho celular. Com a cópia do BU em mãos, o eleitor pode conferir no site do TSE se aquele boletim foi totalizado pelo Tribunal”, explica o chefe da Seção de Voto Informatizado do TSE, Rodrigo Coimbra.
DivWeb
O DivWeb apresenta o mesmo conteúdo do aplicativo “Resultados”, porem, permite acompanhar a apuração do resultado das eleições pela internet, sem necessidade de instalação de qualquer software.
Segundo Júlio Valente, “a divulgação de resultados acontece em tempo real durante o recebimento dos dados. Os resultados são recebidos por meio de arquivos que saem das urnas eletrônicas e são recebidos pelos Tribunais Regionais Eleitorais. Nesses tribunais, ocorrem as totalizações de tempos em tempos. Cada totalização é compartilhada por meio de conteúdo na internet”.
Tribunal Superior Eleitoral

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Empresa LADER faz manutenção em sistema de energia

Festa da Padroeira 2014: Paróquia de Parazinho divulga cartaz da festa