Começou a primeira etapa de vacinação contra aftosa.




O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) Deu início à primeira etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa do rebanho de bovinos e bubalinos de 21 estados brasileiros. Ação começou na ultima quinta-feira (1), por meio das Superintendências Federais de Agricultura (SFA). Segundo o responsável pela Coordenação de Febre Aftosa (CFA) do Mapa, Plínio Lopes, a meta é que aproximadamente 166 milhões de cabeças sejam vacinadas nesta nova etapa.

“A campanha é fundamental para manter as zonas livres com vacinação e prevenir a reintrodução da doença no território nacional”, acrescenta o coordenador. A vacinação de todo o rebanho de bovinos e bubalinos vai até o dia 30 de maio e será feita nos estados do Alagoas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Sergipe e Tocantins.

A febre aftosa é uma doença viral, altamente contagiosa, que afeta animais de casco fendido, como bois, búfalos, cabras, ovelhas e porcos. A enfermidade é transmitida principalmente pelo contato entre animais doentes e sadios. O vírus também pode ser transportado pela água, ar, alimentos, pássaros e pessoas (mãos, roupas e calçados) que entraram em contato com os animais doentes.

Portal Brasil

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Empresa LADER faz manutenção em sistema de energia

Festa da Padroeira 2014: Paróquia de Parazinho divulga cartaz da festa