Petroleiros e MST boqueiam BR-304 em protesto contra a saída da Petrobras do RN

As mobilizações acontecem simultaneamente em todos os estados do Nordeste e no Espírito Santo (Foto: Luciano Lellys).
Petroleiros e integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) interditaram a BR-304, próximo à base da Petrobras, em Mossoró, na manhã desta terça-feira, 26 de julho, em protesto contra a venda dos campos maduros de petróleo pela estatal. As mobilizações acontecem simultaneamente em todos os estados do Nordeste e no Espírito Santo.
“A venda dos campos maduros e saída da Petrobras do RN vai afetar 150 mil pessoas pelo desemprego direto e indireto, além daqueles que deixarão de ser atendidos pelos projetos sociais da estatal. Nenhuma dessas empresas independentes de extração de petróleo apresentou um plano de desenvolvimento dos campos e de investimentos, tampouco tem a capacidade para manter os empregos e projetos sociais”, disse o coordenador geral do Sindicato dos Petroleiros (Sindipetro/RN), José Araújo.
O coordenador afirma ainda que a Petrobrás também tem 18 mil trabalhadores com plano de saúde estendido aos familiares no RN, sem a estatal, todas essas pessoas terão de recorrer ao SUS, sobrecarregando mais ainda o sistema de saúde pública. Outro impacto negativo da venda dos campos maduros será sentido pelas prefeituras devido à proposta de redução dos repasses de royalties pelas empresas.
 (o Mossoroense)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Videochamadas já estão disponíveis para todos os usuários do WhatsApp Beta

Secretaria de Educação entrega premiação da Etapa Escolar do Programa Atleta na Escola.